telefone(85) 4009.6300

Institucional

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará

Fundado nacionalmente em 1942, O SENAI é fruto de estudos realizados pelo então presidente da CNI, Dr. Euvaldo Lodi, pelo presidente da FIESP e pelo economista Valentim Rebouças. A instituição surge como solução para o ensino profissional destinado à indústria. Hoje, é uma das mais respeitadas entidades de educação profissional e inovação tecnológica do Brasil, sendo referência em qualidade e credibilidade.

O Ceará foi um dos primeiros estados a contar com um departamento regional do SENAI, criado em 27 de novembro de 1943, onde os primeiros cursos ministrados foram de torneiro mecânico, ajustador mecânico, carpinteiro e desenhista técnico, nas instalações do Centro Ferroviário Profissional da RVC.

Desde a sua fundação, o SENAI cumpre um papel fundamental e histórico na formação do trabalhador cearense. Afinal, através dele, vários profissionais da indústria receberam uma formação qualificada. O resultado foi mais desenvolvimento para o país, que passou a ser mais industrializado e consequentemente menos dependente de alguns países desenvolvidos.

Hoje, o SENAI mantém o papel protagonista na concepção de atividades que ampliem a geração de emprego e renda no estado, além de promover a serviços de tecnologia e inovação para as indústrias.

 

Política da Qualidade
Superar as expectativas da indústria e de seus trabalhadores, cumprindo os requisitos legais, por meio da melhoria contínua dos seus processos de educação profissional e tecnológica, serviços de tecnologia e inovação, desenvolvimento e valorização dos seus colaboradores.

Missão
Promover a educação profissional e tecnológica,  a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Cearense.

Visão
Ser referência como provedor de soluções integradas em educação profissional, tecnologia, pesquisa aplicada e inovação, buscando, continuamente, a excelência, a sustentabilidade e agregando valor para a indústria até 2022.

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980, 1º andar - Fortaleza, CE – CEP: 60.120-001