DESENHISTA DE MODA
Objetivo
Desenhar croquis, utilizando técnicas manuais e informatizadas de desenho e pintura, aplicando referências iconográficas de moda no desenvolvimento de produtos de moda e/ou coleções.
Pré-requisito
Para realizar a matrícula, o candidato deverá:
- ter no mínimo 18 anos completos
- ter concluído a 6ª série do ensino fundamental
- apresentar cópia e original dos documentos de: RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.
Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.
- ter no mínimo 18 anos completos
- ter concluído a 6ª série do ensino fundamental
- apresentar cópia e original dos documentos de: RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.
Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.
Conteúdo
- FUNDAMENTOS DE DESENHO DE MODA
- 1. Comunicação
- 1.1. Processo: Feedback, Emissor, Receptor, Referente, Mensagem, Canal, Código
- 1.2. Níveis de fala: Gíria, Linguagem coloquial, Língua padrão
- 2. Teoria das cores
- 2.1. Fundamentos
- 2.2. Características das cores: Matiz, Saturação, Luminosidade
- 2.3. Círculos cromáticos
- 2.4. Psicodinâmica das cores
- 2.5. Aplicação
- 3. Computação Gráfica: terminologia técnica, Relação com a moda, Aplicações, Manipulação de imagem digital, Criação de imagem digital
- 4. Elementos de Representação Gráfica: Linha e forma, Luz e sombra, Volume, Textura, Perspectiva, Proporção, escalas e tamanhos, Materiais
- 5. Técnicas de Representação Gráfica: Lápis de cor, Caneta hidrográfica, Nanquim, Aquarela, Pastel seco e oleoso, Guache, Mista
- 6. História da Arte e da Indumentária: Fundamentos estéticos: Forma, Cores, Cânones estéticos, Pré-história à idade média, Panorama, Características estéticas, Do período renascentista ao neoclássico, Panorama, Características estéticas, Movimentos artísticos do séc. XIX e XX, Panorama, Características estéticas, Século XXI, Panorama, características estéticas
- 7. Teoria da Percepção: Princípios da Gestalt: Figura e fundo, Fechamento, Simplicidade, Unidade, Movimento, Pregnância da forma, Tamanho e proporção: Semelhança, Proximidade, Ritmo
- 7.1. Equilíbrio
- 7.2. Harmonia
- 8. Figura Humana: Corpo humano: Partes, Forma, Proporção, Biotipos, Tipos: Feminino, Masculino, Infantil, Movimento, Estilização, Observação de campo, Aplicação da pesquisa no desenho de moda
- 9. Formatos de Arquivo: Bitmap e Vetorial
- 10. Softwares Específicos: Tipos, Ferramentas básicas, Menus, ética profissional, Gestão de pessoas, Ficha técnica e representação gráfica no desenho de peças do vestuário e acessórios, Comunicação, Tópicos da pesquisa de moda, Teoria da percepção, Figura humana, Técnicas de representação gráfica
- INICIAÇÃO À INFORMÁTICA
- 1. Componentes de um computador
- 2. Sistema operacional e operações básicas
- 3. Instalação e uso de software
- REPRESENTAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA
- 1. Desenho Técnico: Definição, características, aplicação, simbologia, terminologia técnica, normas técnicas, procedimentos da qualidade, escalas e medidas
- 2. Componentes: Matéria-prima, aviamentos, tipos de costura, partes das peças, estruturas e bases de modelagem; Terminologia técnica: normas técnicas
- 3. Equipamentos: Operação com máquina fotográfica (montagem digital) e computador
- 4. Teoria das cores: Sistemas de formação de cores: Aditivas – red, green, blue – RGB, Subtrativas – Ciano, magenta, yellow, lack – CMYK; Sistemas de classificação de cor
- 5. Softwares Específicos para Vetores e Bitmaps: Ferramentas avançadas/técnicas: lápis de cor, caneta hidrográfica, nanquim, aquarela, pastel seco e oleoso, guache, padronagens, estilos artísticos, mista, croqui, aplicação em produtos de moda
- 6. Representação digital de: Figura humana, movimento e gestual, caimento de tecidos, texturas, perspectiva, estampas e padronagens, componentes dos produtos de moda, bases para desenho técnico
- 7. Elementos de Moda: Produto: parte superior – top, parte inferior – bottom, inteiros – one piece, acessórios
- 8. Finalização: Leiaute e formatação, Fechamento de arquivo: camada, canal de cor, Representação digital, Teoria das cores, Ficha técnica, Finalização.
Carga Horária
160 Horas
Mais Informações
* Informamos que este curso só ocorrerá se for atingido o número mínimo de alunos por turma.