Curso: DESENHISTA DE CALÇADOS - EAD SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
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DESENHISTA DE CALÇADOS - EAD Cursos ead SENAI

Objetivo

Desenhar calçados manualmente e por meio de softwares específicos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Pré-requisito

Para acesso ao curso, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
- ter no mínimo 16 anos completos;
- ter concluído o ensino fundamental;
-ter acesso a internet
- apresentar cópia e original dos documentos de: RG, CPF, comprovante de residência, de escolaridade e de experiência.

Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.

Requisitos Mínimos para os Computadores

  • Processador
    • Processador Dual Core 2GHz ou superior
  • Memória
    • 1 GB de memória RAM ou mais
  • Vídeo
    • Placa de vídeo onboard de 128MB ou superior
  • Som
    • Placa de som onboard ou offboard e alto-falantes
  • Conexão com Internet
    • Conexão banda larga de 1 Mbps (por computador)
  • Sistema Operacional
    • Windows XP ou posterior
    • MAC OS 10.5.2 (Leopard) ou posterior
    • Linux Ubuntu 6+ ou outras distribuições com suporte aos Browsers homologados
    • Android 4.0 ou superior (IOS não é compatível por causa dos recursos multimídia desenvolvidos em formato flash)
  • Navegadores
    • Mozilla Firefox 18 ou posterior
    • Google Chrome 20 ou posterior
    • Internet Explorer 9 ou posterior
    • Safari 3.1 ou posterior
  • Plugins e Softwares

Conteúdo

  • FUNDAMENTOS DO DESIGN GRÁFICO
    • 1. TRABALHO EM EQUIPE
    • 1.1 Compromisso com objetivos e metas
    • 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades
    • 1.3 Cooperação
    • 1.4 Responsabilidades individuais e coletivas
    • 1.5 O relacionamento com os colegas de equipe
    • 1.6 Trabalho em grupo
    • 1.7 Conceitos de grupo e equipe
    • 2. CONCEITOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
    • 3. HABILIDADES BÁSICAS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
    • 3.1 Cooperação
    • 3.2 Comunicação
    • 3.3 Responsabilidade
    • 3.4 Empatia
    • 3.5 Disciplina
    • 3.6 Cordialidade
    • 3.7 Respeito
    • 4. ÉTICA
    • 4.1 Ética nas relações interpessoais
    • 4.2 Respeito às individualidades pessoais
    • 4.3 Código de conduta
    • 5. INICIATIVA
    • 5.1 Consequências favoráveis e desfavoráveis
    • 5.2 Formas de demonstrar iniciativa
    • 5.3 Importância, valor
    • 5.4 Conceito
    • 6. O PAPEL DAS NORMAS NA ORGANIZAÇÃO PESSOAL, NO CONTEXTO ESCOLAR E NO TRABALHO
    • 7. CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E DA DISCIPLINA NO TRABALHO E NVIDA
    • PESSOAL
    • 8. MEIO AMBIENTE
    • 8.1 Segregação, destinação e descarte
    • 8.2 Tipos de resíduos
    • 9. SEGURANÇA NO TRABALHO
    • 9.1 Normas básicas de segurança
    • 9.2 Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções
    • 9.3 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos
    • 9.4 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características
    • 10. PROPORÇÃO ÁUREA
    • 10.1 Relação entre representação técnica e artística
    • 10.2 Representação gráfica digital
    • 10.3 Representação gráfica manual
    • 10.4 Proporção áurea
    • 11. TEORIA DAS CORES
    • 11.1 Ambiente padrão (equipamentos)
    • 11.2 Texturas: tipos, simulações
    • 11.3 Cores, tonalidades e brilho
  • DESENHO MANUAL DE CALÇADOS
    • 1. ÉTICA
    • 1.1 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais
    • 1.2 Ética nos relacionamentos profissionais
    • 2. PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
    • 3. TRABALHO EM EQUIPE
    • 3.1 A relação com o líder
    • 3.2 Ajustes interpessoais
    • 3.3 Cooperação
    • 3.4 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho
    • 4. VIRTUDES PROFISSIONAIS: ATENÇÃO, DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO, COMPROMETIMENTO, PRECISÃO E ZELO
    • 5. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
    • 5.1 Controle de atividades
    • 5.2 Sistemas administrativos
    • 5.3 Estruturas hierárquicas
    • 6. FERRAMENTA DA QUALIDADE: ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
    • 7. ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO
    • 7.1 Organização do espaço de trabalho
    • 7.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância
    • 7.3 Princípios de organização
    • 8. DOCUMENTAÇÃO DE PROJETOS
    • 8.1 Apresentação
    • 8.2 Portfólios
    • 8.3 Catálogos físicos
    • 8.4 Organização
    • 8.5 Arquivamento
    • 9. DESENHOS MANUAIS DE CALÇADOS, ACESSÓRIOS, COMPONENTES E SUPERFÍCIES
    • 9.1 Técnicas de ilustração e finalização em diferentes ferramentas
    • 9.2 Acabamentos de superfície
    • 9.3 Brilho, luz e sombra
    • 9.4 Flotagem (cópia de textura/superfície)
    • 9.5 Perspectiva e ponto de fuga no calçado
    • 9.6 Representação em diferentes vistas: vista frontal, superior, três quartos, inferior e lateral
    • 9.7 Desenhos tridimensionais (profundidade)
    • 9.8 Desenhos bidimensionais (linear)
    • 9.9 Aplicação dos fundamentos: composição, princípios de geometria, proporções, eixos de simetria e divisão áurea
    • 10. DISPOSITIVOS, FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS
    • 10.1 Finalidades e aplicações
    • 10.2 Características essenciais
    • 10.3 Definições e seleção
    • 11. CONDIÇÕES AMBIENTAIS
    • 11.1 Organização e limpeza
    • 11.2 Ergonomia
    • 11.3 Luminosidade
    • 12. APLICAÇÃO DA TEORIA DAS CORES
    • 12.1 Esboço e desenho calçados componentes e acessórios
    • 12.2 Ambiente padrão (iluminação, mobiliário, interferências)
    • 12.3 Texturas: tipos, toque, simulações
    • 12.4 Cores, tonalidades e brilho
    • 13. INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS
    • 13.1 Materiais
    • 13.2 Tipos de formas
    • 13.3 Tipos de formas
    • 13.4 Tipos de produto
    • 13.5 Composição de ideias
    • 13.6 Interpretação de painéis de inspiração
    • 13.7 Interpretação de briefing
    • 14. PESQUISA E ANÁLISE DE
    • INFORMAÇÕES
    • 14.1 Estruturação
    • 14.2 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações;
    • 14.3 Análise das informações e conclusões
    • 14.4 Seleção de informações
    • 14.5 Fontes de consulta
    • 14.6 Técnicas de Pesquisa
    • 15. MATERIAIS DE UTILIZAÇÃO HABITUAL
    • 15.1 Tintas
    • 15.2 Papel vegetal
    • 15.3 Papéis
    • 15.4 Casquinha de forma (branca para desenhar)
    • 15.5 Cartolina duplex/papel cartão
    • 15.6 Adesivos
    • 16. TIPOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
    • 16.1 Scanner 2D
    • 16.2 Painéis (para criação de moodboard)
    • 16.3 Mesas e cadeiras
    • 16.4 Materioteca (amostras de materiais utilizados na confecção de calçados, como: fôrmas, couros,
    • sintéticos, tecidos, solados, metais, linhas e fios, palmilhas de montagem, zíperes e gorgurões, etc.)
    • 16.5 Computadores com acesso à internet
    • 17. FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS PARA MODELAGEM
    • 17.1 Tesoura
    • 17.2 Réguas
    • 17.3 Pincéis
    • 17.4 Papel vegetal
    • 17.5 Papel para desenho
    • 17.6 Lápis para colorir
    • 17.7 Lápis para desenho
    • 17.8 Lapiseira
    • 17.9 Grafite e carvão
    • 17.10 Giz pastel seco e a óleo
    • 17.11 Fita métrica de sapateiro
    • 17.12 Fita mágica
    • 17.13 Fita crepe
    • 17.14 Estilete
    • 17.15 Esquadro
    • 17.16 Curva francesa
    • 17.17 Compasso
    • 17.18 Borracha
    • 17.19 Aquarela
  • DESENHO DIGITAL DE CALÇADOS
    • 1. HABILIDADES BÁSICAS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
    • 1.1 Cooperação
    • 1.2 Comunicação
    • 1.3 Responsabilidade
    • 1.4 Empatia
    • 1.5 Disciplina
    • 1.6 Cordialidade
    • 1.7 Respeito
    • 2. ÉTICA
    • 2.1 Ética nas relações interpessoais
    • 2.2 Respeito às individualidades pessoais
    • 2.3 Código de conduta
    • 3. INICIATIVA
    • 3.1 Consequências favoráveis e desfavoráveis
    • 3.2 Formas de demonstrar iniciativa
    • 3.3 Importância, valor
    • 3.4 Conceito
    • 4. O PAPEL DAS NORMAS NA ORGANIZAÇÃO PESSOAL, NO CONTEXTO ESCOLAR E NO TRABALHO
    • 5. TRABALHO EM EQUIPE
    • 5.1 Compromisso com objetivos e metas
    • 5.2 Divisão de papéis e responsabilidades
    • 5.3 Cooperação
    • 5.4 Responsabilidades individuais e coletivas
    • 5.5 O relacionamento com os colegas de equipe
    • 5.6 Trabalho em grupo
    • 5.7 Conceitos de grupo e equipe
    • 6. CONCEITOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
    • 7. ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA NO TRABALHO
    • 7.1 Atividades
    • 7.2 Compromisso
    • 7.3 Tempo
    • 8. DOCUMENTAÇÃO DE PROJETOS
    • 8.1 Apresentação
    • 8.2 Portfólios
    • 8.3 Catálogos físicos
    • 8.4 Organização
    • 8.5 Arquivamento
    • 9. DESENHOS POR MEIO DE SOFTWARES, DE CALÇADOS, ACESSÓRIOS, COMPONENTES
    • E SUPERFÍCIES
    • 9.1 Renderização de desenhos
    • 9.2 Tratamento digital de imagens
    • 9.3 Aplicação de volume, luz, sombra e profundidade em representação digital de calçados e componentes
    • 9.4 Aplicação de cores, texturas
    • 9.5 Desenhos tridimensionais (profundidade)
    • 9.6 Desenhos bidimensionais (linear)
    • 9.7 Técnicas de vetorização
    • 9.8 Importação e exportação de imagens
    • 10. DISPOSITIVOS, FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS
    • 10.1 Características essenciais
    • 10.2 Finalidades e aplicações
    • 10.3 Definições e seleção
    • 11. CONDIÇÕES AMBIENTAIS
    • 11.1 Organização e limpeza
    • 11.2 Ergonomia
    • 11.3 Luminosidade
    • 12. APLICAÇÃO DA TEORIA DAS CORES
    • 12.1 Esboço e desenho calçados componentes e acessórios
    • 12.2 Ambiente padrão (iluminação, mobiliário, interferências)
    • 12.3 Texturas: tipos, toque, simulações
    • 12.4 Cores, tonalidades e brilho
    • 13. INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS
    • 13.1 Construções
    • 13.2 Materiais
    • 13.3 Tipos de formas
    • 13.4 Tipos de produto
    • 13.5 Composição de ideias
    • 13.6 Interpretação de painéis de inspiração
    • 13.7 Interpretação de briefing
    • 14. PESQUISA E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES
    • 14.1 Análise das informações e conclusões
    • 14.2 Seleção de informações
    • 14.3 Fontes de consulta
    • 14.4 Técnicas de Pesquisa
    • 15. TIPOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS.
    • 15.1 Scanner 3D
    • 15.2 Scanner 2D
    • 15.3 Prancheta / tablet
    • 15.4 Painéis (para criação de moodboard)
    • 15.5 Materioteca (amostras de materiais utilizados na confecção de calçados, como: fôrmas, couros, sintéticos, tecidos, solados, metais, linhas e fios, palmilhas de montagem, zíperes e gorgurões, etc.)
    • 15.6 Impressoras
    • 15.7 Impressora 3D para prototipagem
    • 15.8 Computadores com acesso à internet
    • 16. FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS PARA MODELAGEM
    • 16.1 Softwares para desenho e criação de calçados e componentes
    • 16.2 Softwares de desenho assistido por computador e manufatura auxiliada por computador para modelagem de calçados 2D e 3D

Carga Horária

180 Horas

Mais Informações

* Informamos que este curso só ocorrerá se for atingido o número mínimo de alunos por turma.
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
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