TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - SEMIPRESENCIAL
Objetivo
Habilitar profissional para instalar, configurar e consertar equipamentos de informática, executar manutenções corretivas, preventivas e preditivas, bem como orientar, avaliar e fiscalizar o desempenho de usuários e sugerir mudanças no processo de produção, de acordo com procedimentos e normas técnicas ambientais, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho.
Pré-requisito
Para realizar a matrícula, o interessado deverá: ter concluído o ensino médio ou estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio; ter acesso a computador e internet; ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, aulas práticas em laboratório ou visitas técnicas. A matrícula poderá ser efetivada por interessados (ou responsável legal) com a apresentação de cópias dos seguintes documentos: histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio; carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação; cadastro de pessoa física - CPF; comprovante de residência; duas fotos 3X4 atualizadas.
Requisitos Mínimos para os Computadores
- Processador
- Processador Dual Core 2GHz ou superior
- Memória
- 1 GB de memória RAM ou mais
- Vídeo
- Placa de vídeo onboard de 128MB ou superior
- Som
- Placa de som onboard ou offboard e alto-falantes
- Conexão com Internet
- Conexão banda larga de 1 Mbps (por computador)
- Sistema Operacional
- Windows XP ou posterior
- MAC OS 10.5.2 (Leopard) ou posterior
- Linux Ubuntu 6+ ou outras distribuições com suporte aos Browsers homologados
- Android 4.0 ou superior (IOS não é compatível por causa dos recursos multimídia desenvolvidos em formato flash)
- Navegadores
- Mozilla Firefox 18 ou posterior
- Google Chrome 20 ou posterior
- Internet Explorer 9 ou posterior
- Safari 3.1 ou posterior
- Plugins e Softwares
- Flash player 11 ou posterior (http://get.adobe.
com/br/flashplayer) - Java SE 1.6.45 ou superior (http://java.com)
- Flash player 11 ou posterior (http://get.adobe.
Conteúdo
- FERRAMENTAS PARA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA
- 1. Redação técnica
- 1.1. Métodos de leitura e interpretação de textos para língua portuguesa; fluxogramas; organogramas; técnicas de elaboração de textos; tipos de texto; estrutura e aspectos de desenvolvimento de texto.
- 2. Raciocínio Lógico:
- 2.1. Conceitos, estruturas lógicas, lógica de argumentação, associação lógica.
- 3. Informática básica:
- 3.1. Sistema Operacional: Trabalho com janelas; barra de tarefas; menu de ajuda; área de trabalho; acessórios principais; arquivos e pastas; gerenciador de arquivos; lixeira; impressão.
- 3.2. Processamento de texto: arquivo; digitação, formatação e edição; tabela; índice; capitulação; estilos; coluna; cabeçalho e rodapé; seção, páginas; formulário; marca dágua; inserção e edição de imagens; caixa de texto; parágrafo; tabulação; hiperlink.
- 3.3. Planilha Eletrônica: Criação de planilhas; formatação de células; entrada de dados; funções matemáticas; criação de gráficos; funções de datas; criação de tabela dinâmica; hiperlink; vínculos.
- 3.4. Apresentações e animações: Tipos de apresentação; transição e animação de slides; slide mestre; hiperlink; recursos para inserção de som e vídeo; inserção de slides; diagramação de slides.
- 3.5. Internet: Características; formas de pesquisa; expressões regulares para pesquisa; tipos de navegadores; site seguro; correio eletrônico; gerenciador de download, antivírus, compactadores de arquivos.
- 4. Inglês técnico:
- 4.1. Métodos de leitura e interpretação para língua inglesa; ferramentas de tradução; tipos de texto; estrutura e aspectos de desenvolvimento de texto.
- 5. Central de Serviços:
- 5.1. Relacionamento entre a comunicação e a solução de problemas; relacionamento interpessoal; comunicação: empática, técnicas de linguagem verbal, comportamento profissional. Aspectos éticos e legais ao trabalhar com a tecnologia de computadores.
- FERRAMENTAS PARA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA
- TENDÊNCIAS E DEMANDAS TECNOLÓGICAS EM TI
- 1. Inovação tecnológica;
- 2. Demandas e novos produtos industrializados;
- 3. Aplicações de novas tecnologias.
- TENDÊNCIAS E DEMANDAS TECNOLÓGICAS EM TI
- ELETROELETRÔNICA APLICADA
- 1. Segurança do Trabalho:
- 1.1. Tipos de equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva; compensação de postura física; conceito de acidente de trabalho; noções de prevenção e combate a incêndio.
- 2. Conceitos de eletricidade:
- 2.1. Tipos de corrente (CC e CA); tensão, potência; frequência; resistência; capacitância; indutância; impedância; Lei de Ohm; multímetro, osciloscópio.
- 3. Magnetismo e Eletromagnetismo:
- 3.1. Conceito de carga elétrica; eletrização; condutores, semicondutores; isolantes; potencial elétrico; diferença de potencial.
- 3.2. Conceitos de eletrônica:
- 4. Eletrônica digital (bit, byte, portas lógicas; funções lógicas; álgebra de boole); sistemas de numeração; tipos e funcionamento de transformadores; estabilizadores; nobreak e geradores; conceito teórico de diodo e transistores, técnicas de soldagem.
- 5. Grandezas físicas: temperatura, umidade.
- 6. Riscos elétricos: conceitos de aterramento elétrico; dispositivos de proteção elétrica.
- 7. Electro Static Discharge - ESD.
- ELETROELETRÔNICA APLICADA
- TERMINOLOGIA DE HARDWARE, SOFTWARE E REDES
- 1. Hardware:
- 1.1. História do hardware, placa mãe, memórias primárias e secundárias, placas de expansão, meios de comunicação, fonte.
- 2. Ferramentas de Instalação:
- 2.1. Chaves de fenda, alicates, pinça, borracha, pincel, ar comprimido, limpa contato, álcool isopropílico, pulseira, luva e manta antiestática, máscara, pasta térmica, parafusadeira, wire map (testador de cabos lan) alicate decapador, alicate crimpagem, tipos de parafusos, e outros.
- 3. Defeitos em componentes:
- 4. Sons de alerta: conceitos do POST (Power On Self Test), Inspeção Visual.
- 5. Periféricos:
- 6. Conexão de componentes e periféricos.
- 7. Software:
- 7.1. Conceito de software proprietário e livre, sistemas operacionais e aplicativos, firmware e atualizações, técnicas de instalação e remoção de software.
- 8. Redes de Computadores:
- 8.1. LAN, MAN, WAN, concentradores, repetidores, roteadores, redes wi-fi, topologias lógicas e físicas, meios de transmissão.
- TERMINOLOGIA DE HARDWARE, SOFTWARE E REDES
- ARQUITETURA E MONTAGEM DE COMPUTADORES
- 1. Arquitetura:
- 1.1. Placa mãe; drive de leitura/gravação e mídias de armazenamento; memória; processador; fontes; placas de expansão; periféricos e outras tecnologias vigentes; servidores.
- 2. Montagem:
- 2.1. PCs e notebooks: utilização de EPIs; prevenção de ESD; ferramentas; ambiente para montagem; roteiro de montagem; cabos e conexões;
- 2.2. Instalação de: memórias, processador, cooler, drives de armazenamento, placa mãe, conectores frontais, fonte de alimentação, placas de expansão e outros componentes;
- 2.3. Configuração de jumpers; check-list; servidores: fontes redundantes; hotswap; cluster; RAID;
- 3. Planejamento de Manutenção:
- 3.1. Plano de manutenção; contingência, gerenciamento de mudanças; gerenciamento de incidentes, tipos de manutenção; gerenciamento de problemas, gerenciamento de atualização.
- ARQUITETURA E MONTAGEM DE COMPUTADORES
- INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE REDES
- 1. Conceitos básicos de rede:
- 1.1. Conceito de rede e sua história
- 1.2. Modelo de referência ISO/OSI
- 1.3. Números binários (conceitos de bit e ibyte)
- 1.4. Modelo TCP/IP
- 1.5. Conceito da internet
- 1.6. Tecnologia de redes
- 1.7. Topologia de redes
- 1.8. Tecnologia de redes locais
- 1.9. Configurar endereçamento de redes
- 1.10. Fundamentos de serviços de redes
- 2. Atendimento remoto:
- 2.1. Softwares de Acesso Remoto (VNC, conexão da área de trabalho remoto e outros), Software de Comunicação (MSN, SKYPE, Telefone e outros)
- 2.2. Ferramentas de Gerenciamento de Acesso Remoto
- 3. Fundamentos de estruturação em redes de dados:
- 3.1. Crimpagem de cabos de par trançado ethernet conforme norma TIA/EIA 568a e 568B, crimpar cabos crossover, coaxial
- 3.2. Instalação e configuração de roteadores, switch e dispositivos para rede sem fio
- 3.3. Estruturação física do ambiente, instalações de rack
- 3.4. Utilização de ferramentas para testes de cabos
- 4. Gerência e segurança em rede de dados:
- 4.1. Instalação e configuração de ferramentas para gerência de desempenho
- 4.2. Instalação e configuração de ferramentas para diagnóstico
- 4.3. Instalação e configuração de ferramentas para gerência de monitoria de redes, estatística, e carga, configuração e instalação de firewall.
- 4.4. Instalação e configuração de ferramentas multimídia e edição de texto para criação de instruções para determinada aplicação
- 4.5. Instalação e configuração de ferramentas para registros
- INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE REDES
- INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
- 1. Software:
- 1.1. Configuração de setup; firmware; particionamento; sistemas de arquivos;
- 1.2. Instalação e configuração de sistemas operacionais multiplataformas; instalação e configuração de softwares; instalação de drivers;
- 1.3. Atualização de software; antivírus; backup; raid, compartilhamento de periféricos e arquivos.
- 2. Manutenção:
- 2.1. Utilização de EPIs; aplicação de ESD; ferramentas de manutenção (chaves de fenda; philips; etc.); ferramentas e softwares de diagnóstico; upgrade de hardware e software; configuração de sistemas operacionais e de software.
- 3. Periféricos:
- 3.1. Instalação, manutenção e configuração: mouse, teclado, impressora, monitor, webcam.
- 4. Gestão de Negócio:
- 4.1. Mercado consumidor, plano de negócio, mercado concorrente, fornecedor e parceiro, os 4Ps do marketing e finanças.
- INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
- SEGURANÇA DE DADOS
- 1. Backup:
- 1.1. Criação e aplicação de políticas de backup
- 1.2. Teste de backup
- 1.3. Instalação e configuração de ferramentas para automatização de backup
- 1.4. Instalação e configuração de ferramentas para verificar log do backup
- 1.5. Instalação e configuração de ferramentas para controle e segurança dos dados
- 1.6. Seleção de meios mais apropriados para armazenar backup
- 1.7. Criação e aplicação de políticas de acessos a arquivos na rede.
- 2. Normas e Legislação de software:
- 2.1. Conceito sobre a segurança da informação
- 2.2. Tipos de licenças de softwares
- 2.3. Direito proprietário e direito de uso
- 2.4. Leis vigentes brasileiras
- 2.5. Normas sobre a segurança da informação
- 2.6. Criação de equipes de segurança
- 2.7. Análise de risco
- 2.8. Criação e implementação de sistema de gestão de segurança da informação
- 2.9. Criação de políticas da segurança da informação.
- SEGURANÇA DE DADOS
- SISTEMAS OPERACIONAIS
- 1. Evolução dos sistemas operacionais.
- 2. Características dos sistemas operacionais multiplataformas.
- 3. Instalações parametrizadas de sistemas operacionais.
- 4. Compilação de Kernel.
- 5. Arquitetura de Sistemas Operacionais Ambientes Shell.
- 6. Contas e perfis de usuários localmente.
- 7. Automação de tarefas utilizando-se de scripts.
- 8. Ferramentas e acessórios de sistemas visando às funções de configuração gerenciamento e manutenção.
- SISTEMAS OPERACIONAIS
- GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI
- 1. Suporte e Visita Técnica:
- 2. Gestão de TI (baseada nas normas associadas ao ambiente de serviço de suporte TI que estão inseridas nas normas ITIL), Cobit.
- 3. Meio Ambiente:
- 3.1. Otimização de recursos físicos materiais, humanos, ambientais e financeiros relacionados à manutenção de hardware.
- 4. Gestão de Projetos:
- 4.1. Definição, Característica: inovação e melhoria
- 4.2. Viabilidade: funcional técnica e econômica, planejamento, desenvolvimento e apresentação de projetos.
- GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI
Carga Horária
1200 Horas
Mais Informações
* Informamos que este curso só ocorrerá se for atingido o número mínimo de alunos por turma.