telefone(85) 4009.6300

Empresários do Cariri conhecem ações do SENAI e SAP de qualificação de internos e egressos do sistema prisional

25/02/2021 - 13h02

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, participou ontem (23/2) de reunião virtual com o titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, e empresários da Região do Cariri. A reunião teve o objetivo de apresentar as vantagens para as empresas instalarem unidades fabris dentro das unidades penais da Região do Cariri.

Mauro Albuquerque elogiou o trabalho da FIEC e do SENAI, e ressaltou para os empresários a mudança recente no sistema prisional cearense, que hoje está mais organizado, com disciplina e pessoas capacitadas para o trabalho. "A FIEC está ajudando efetivamente o Governo do Estado, e o SENAI, que já é referência na qualificação profissional da população cearense, também é referência na qualificação da população carcerária do estado", afirmou.

O diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda, ressaltou a importância da parceria com governo e empresas. "Sem qualificação, os egressos voltam para as unidades prisionais porque não estão ressocializados, não têm oportunidade na sociedade. Nos cursos do SENAI, desenvolvemos competências técnicas e comportamentais nos alunos. Eles pensam e repensam em voltar para o crime e focam no trabalho", destacou.

A parceria entre a SAP e o SENAI Ceará já dura quatro anos, com o Projeto Sou Capaz e o Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap). Em 2021, o Sou Capaz retorna às atividades depois da execução do Procap em 2020. Serão capacitados 10 mil internos, 500 egressos e 500 policiais penais e/ou seus familiares. Serão contempladas 19 unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Cariri.

Além de empresários da região, participaram também o diretor da FIEC Cariri, Marco Tavares; o diretor do SIMEC da Região Sul, Adelaído Pontes; o gerente do SENAI Juazeiro, Maurício Barreira; o coordenador de serviços técnicos e tecnológicos do SENAI Juazeiro, Francisco Leite; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Wilson Soares; o procurador Alcides Luiz Fonseca Lima de Sena Filho; a coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha; equipe da SAP; e o assessor da Diretoria Regional do SENAI Ceará, Walaci Fialho.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright