telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará apresenta Laboratório de Tintas acreditado pelo Inmetro para diretoria do Sindquímica

23/04/2021 - 16h04

Uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), liderada pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, apresentou ontem (21/4) para o presidente do Sindquímica, Paulo Gurgel, e membros da diretoria do sindicato, o Laboratório de Tintas do SENAI Ceará, o único das regiões Norte e Nordeste. Do sindicato, participaram também o diretor setorial de tintas, Josafá Rebouças, e o diretor industrial e presidente do CIC, Marcos Soares.

O equipamento, que oferece serviços voltados para a certificação de tintas da Construção Civil, é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO em conformidade com requisitos internacionais, a ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2017. Os serviços são alinhados à Portaria do INMETRO de nº 529/2015, a qual admite os requisitos das avaliações de conformidade e desempenho reiterando a importância das tintas comercializadas no país para Construção Civil.

A acreditação coloca o laboratório do SENAI Ceará em correspondência com instituições notórias da região Sudeste como o SENAI de Mário Amato, em São Paulo, e o IST de Química e Meio Ambiente, no Rio de Janeiro. Em todo o Brasil, apenas cinco laboratórios são acreditados para ensaios de tintas para a Construção Civil. Como a primeira nas regiões Norte e Nordeste, a acreditação do Laboratório de Tintas do SENAI Ceará amplia a já extensa lista de serviços acreditados e ofertados pela Rede SENAI de Laboratórios.

Para a indústria cearense de tintas, a acreditação se converte em cooperação nas certificações das marcas de tintas, na atenuação de custos logísticos e na revitalização da alta qualidade e do alto desempenho das marcas locais. De acordo com o presidente do Sindquímica-CE, Paulo Gurgel, o Sindquímica tem buscado, em seus 35 anos, estreitar ainda mais as parcerias em prol do desenvolvimento dos segmentos que o compõem e tem no SENAI um importante suporte e apoiador. " Recebemos com bastante entusiasmo a acreditação do Laboratório de Tintas da instituição, que passa a ser braço relevante no fortalecimento do segmento de tintas cearenses, por meio da economia de tempo e de logística, gerando redução de custos e mais competitividade. Além disso, tal conquista apoiará a obtenção e manutenção de certificações das marcas de tintas cearenses junto ao Inmetro, possibilitando a obtenção de selo de qualidade", afirmou. Além disso, estão em alinhamento também outros laboratórios que atuarão nos segmentos de Cosméticos e Saneantes, setores que também compõem o sindicato.

A implantação do laboratório de tintas é um desejo antigo da indústria química, em especial dos produtores de tintas no estado, que dependiam totalmente do sudeste do país para análises de seu material, elevando custos e desperdício de tempo pela logística exigida, analisa o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (Unitec), Tarcísio Bastos. "Portanto, a parceria com o sindicato permitiu a geração de sinergia dele, e das empresas, com o SENAI, aproximando a demanda da oferta de nossos serviços, o que nos permitiu focar nossos esforços e serviços para efetivamente agregar valor para a indústria de tintas. Além disso, permite a redução de custos por parte das empresas, além de uma redução em 50% do tempo, hoje gasto, com transporte de materiais para análises laboratoriais", afirma Tarcísio Bastos.

Os preços dos serviços são competitivos e os prazos são reduzidos em relação à concorrência.

Mais informações sobre o Laboratório de Tintas do SENAI Ceará: (85) 4009-6300 ou www.senai-ce.org.br.

Confira o vídeo:

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright