Habitat de Inovação do SENAI Ceará é inaugurado oficialmente - SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
telefone(85) 4009.6300

Habitat de Inovação do SENAI Ceará é inaugurado oficialmente

16/09/2021 - 16h09

Nesta terça-feira, 14/09 o Habitat de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) foi inaugurado oficialmente com a presença do Diretor-Geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Também participaram da solenidade o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda e os Diretores Financeiro e Administrativo da FIEC, Edgar Gadelha e Chico Esteves, respectivamente, que, na ocasião, representaram o Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante.

Também prestigiaram a solenidade de inauguração o Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, a Superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez, a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o Gerente do Instituto Senai de Tecnologia (IST), Carlos Egberto, a Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente e a Líder do Habitat de Inovação, Camila Forte.

O Habitat de Inovação recebeu o nome de Expedito Parente, engenheiro químico cearense, inventor do biodiesel, falecido em 2011. Seu filho, Expedito Parente Júnior, participou da solenidade e agradeceu a homenagem feita a seu pai.

Atualmente, 6 empresas já estão instaladas no Habitat de Inovação do SENAI Ceará. São elas: Impacto Protensão, 3e Engenharia, B&Q Energia, HL Consultoria, MTM Telecom e M. Dias Branco. Durante a solenidade, representantes das empresas residentes receberam oficialmente as chaves das salas. Luís Carlos Queiróz, CEO da B&Q Energia participou da solenidade e ressaltou a importância do SENAI para a empresa dele, que emprega 5.500 pessoas. “O SENAI é fundamental pra gente. O SENAI treina toda a nossa equipe. Toda nossa equipe de campo e nossa equipe técnica”, enfatizou.

De acordo com Carlos Egberto, Gerente do IST, as startups da Saga da Inovação também fazem o processo de pré-aceleração dentro do Habitat de Inovação. Mas isso não é tudo. “Nós temos também a parte de apoio às empresas no desenvolvimento de novos produtos, design, com nossas impressoras 3d, projetos com scanner, nossa área de ferramentaria e nossos laboratórios para fazer calibrações e insights que são necessários pra indústria”, ressaltou Carlos Egberto.

De acordo com Paulo André Holanda, a inauguração oficial do Habitat é um momento de especial importância. “Eu digo que hoje é um divisor de águas. As empresas acreditando, confiando, e já começando a fazer alguns trabalhos conosco. Isso vai gerar emprego e renda porque vai movimentar todo esse ecossistema não só da inovação, mas principalmente com as grandes empresas fazendo conexão com startups. É importante que a gente possa linkar sempre educação profissional com inovação, porque não se inova sem educação”.

“Pensando no futuro, na sociedade do conhecimento, o Ceará tem grandes possibilidades, de maneira diferenciada, de estimular ainda mais a atitude empreendedora que faz parte da história do Ceará. O cearense é uma espécie de judeu com chinês brasileiro, está em todo lugar do mundo empreendendo e fazendo negócio. E é bacana ver a transformação que o Ceará está tendo no sentido de incorporar conhecimento local e permitir, pras próximas gerações, criar uma sociedade baseada no conhecimento, no empreendedorismo, na inovação. E o SENAI está acompanhando esse movimento, está propiciando uma agenda de apoiar esse espírito livre e empreendedor do cearense, de transformar conhecimento em riqueza”, destacou o Diretor-Geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Sobre o Habitat de Inovação


O Habitat de Inovação do SENAI Ceará, localizado no SENAI IST, em Maracanaú, tem foco na interação e conexão entre startups, empreendedores, inventores, alunos e indústrias para o desenvolvimento de negócios inovadores e de impacto.

O espaço conta com salas para indústrias residentes, local para eventos, coworking, cabines de reunião, sala multimídia e estúdio para gravação de pitches e podcasts.
Funcionando como um Hub de inovação, o ambiente incentiva o empreendedorismo industrial e a conexão entre startups e grandes empresas, gerando o aperfeiçoamento para a cadeia industrial do Ceará.

Visita às dependências do IST

Além de participar da inauguração do Habitat de Inovação, o Diretor-Geral do SENAI, Rafael Lucchesi, conheceu a estrutura do IST e participou da inauguração oficial do laboratório de Pneumática/Hidráulica, que passou a levar o nome de Francisco Marcelo Alves da Cunha, instrutor educacional do SENAI, que faleceu de Covid no ano passado. A esposa e as três filhas do instrutor também participaram do momento. “Muito feliz por ele ser reconhecido pela profissão e pela pessoa que ele foi. Muito feliz mesmo. Ele amava muito o trabalho dele. Foram 7 anos, de muita dedicação, muito amor. Com certeza, ele está ao nosso lado sempre”, ressaltou, emocionada, a esposa Rosângela Alves.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright