SENAI Ceará e Enel iniciam curso de eletricista para militares do Exército - SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará e Enel iniciam curso de eletricista para militares do Exército

23/09/2021 - 15h09

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), em parceria com a Enel Distribuição Ceará, iniciou ontem (22/9) as aulas do curso "Eletricistas de Redes de Distribuição de Energia Elétrica" para 20 militares do Exército do Ceará. A iniciativa faz parte do projeto Soldado Cidadão, que tem por finalidade fornecer qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo melhores condições de inserção no mercado de trabalho aos licenciados por término do tempo de serviço militar.

No geral, serão três turmas de 20 alunos, totalizando 60 militares qualificados até fevereiro de 2023. As aulas acontecem no SENAI Barra do Ceará, em Fortaleza. O curso é apoiado pelo programa Enel Compartilha Oportunidade, que oferece cursos gratuitos de capacitação profissional para jovens e adultos em busca de um primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho. Quando o curso for concluído, os militares poderão se cadastrar no Portal do programa Enel Compartilha Oportunidade, cadastrar seus currículos e concorrer às vagas disponibilizadas pela Enel e pelas empresas parceiras

O Gerente do SENAI Barra do Ceará, Francisco Sales Brandão, ressaltou a parceria consistente entre o SENAI e a Enel, com destaque para o Centro de Treinamento Avançado instalado na Barra do Ceará, uma referência nacional em capacitação. "Com a parceria com a Enel, conseguimos elevar ainda mais a qualidade dos cursos. O SENAI é referência absoluta em capacitação. Cerca de 82% dos alunos que terminam cursos técnicos com a gente saem com emprego garantido. Quando recortamos para os cursos de energia, esse índice chega a 95%", afirmou.

Para os alunos, Sales Brandão desejou sucesso e que aproveitem as oportunidades. O Gerente ainda pontuou a expertise do SENAI Barra do Ceará em energias, tanto renováveis quanto em relação a qualificações em geração, transmissão e distribuição.

A Analista sênior em Sustentabilidade da Enel, Alana Araújo, pontuou as qualidades dos militares que devem ser muito valiosas para o trabalho de eletricista. "Vamos ter 60 profissionais formados, que atuam com disciplina, cuidado e responsabilidade. E eles estão se capacitando por uma instituição de excelência e extremamente séria, que é o SENAI", disse. Ela adiantou que, em breve, mulheres militares também devem participar das aulas.

Participaram ainda do evento o Responsável HSEQ, Leandro Dias, e a Especialista HSEQ, Anacleta Ferreira.

Compromisso com o Trabalho
O programa e os cursos promovidos por meio da parceria estão alinhados aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, que visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright