Equipes da Escola SESI SENAI Ceará se destacam em festival de robótica, em São Paulo - SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
telefone(85) 4009.6300

Equipes da Escola SESI SENAI Ceará se destacam em festival de robótica, em São Paulo

09/06/2022 - 12h06

Nos dias 27 a 29 de maio, aconteceu, em São Paulo, o 4º Festival SESI de Robótica, um dos mais importantes torneios de robótica educacional do país O evento teve a participação de mais de 2.000 estudantes, com idades entre de 9 a 18 anos, de escolas públicas e privadas das 27 unidades da Federação.

A Escola SESI SENAI do Ceará levou para a competição três equipes, sendo duas equipes FIRST Tech Challenge (FTC), com alunos das unidades de Sobral e Parangaba, e uma equipe da F1 in Schools composta por alunos da unidade Parangaba.

Nossas equipes foram destaque em suas categorias, com a apresentação de projetos robustos e significativos que produziram, ao longo da temporada, nas unidades escolares, sob orientação da equipe pedagógica, professores e psicólogos.

A professora e técnica Ana Claudilene, da equipe Spartan da Escola SESI SENAI Sobral, destaca a importância da participação: “Foi desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante ver o brilho nos olhos dos meus alunos, a conexão feita com todas as equipes e o aprendizado adquirido. Fiquei maravilhada com a organização do evento, o envolvimento das escolas, equipes e a alegria contagiante de cada estudante presente.”, comenta ela.

O estudante da Escola SESI SENAI Parangaba Wellington Patrício - líder da equipe Clusters - fala da emoção de participar de um evento tão significativo: "Sentir toda aquela energia das equipes de todo o Brasil foi algo inexplicável. Desde o Sul ao Norte, todos ali sabiam que o maior prêmio que poderiam conquistar era o conhecimento. Participar deste festival foi uma experiência que nunca vou esquecer, principalmente por todas as inovações criadas por estudantes! Todos dispostos a ajudar um ao outro e evoluir com isso. Eram robôs e pessoas de todos os tipos, mas todos eram iguais em uma coisa: Inovar e mostrar que, juntos, podemos construir um futuro onde todos façam a diferença!"

Conheça um pouco as competições que as equipes da Escola SESI SENAI participaram:

  • FIRST Tech Challenge (FTC): nesta modalidade, competem estudantes do ensino médio, que constroem robôs maiores, de até 19 kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um caderno de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades como carregar blocos, em uma arena.
  •  
  • F1 in Schools: o projeto educacional da Fórmula 1 instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright