Equipe de estudantes da Escola SESI SENAI viaja para participar de competição internacional de robótica no RJ - SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
telefone(85) 4009.6300

Equipe de estudantes da Escola SESI SENAI viaja para participar de competição internacional de robótica no RJ

04/08/2022 - 13h08

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) está pronta para receber o Festival Internacional SESI de Robótica 2022! O torneio será realizado de 5 a 7 de agosto, com a participação de quase mil estudantes de 37 países. E a equipe “All Might”, composta por estudantes da Escola SESI SENAI de Fortaleza (CE), vai competir e parte da nossa capital nesta próxima quinta-feira!

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o evento reúne duas competições: o SESI FIRST LEGO League International Open Brazil powered by SESI - competição internacional que vai reunir as melhores equipes de FLL de todo o mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras; e, simultaneamente, o Off Season da FIRST Robotics Competition (FRC), com 28 equipes brasileiras.

Para Paulo Roberto, Coordenador de Educação do SESI Ceará, a competição é uma excelente oportunidade para os estudantes: “O torneio será um momento de aprendizagem, pesquisa e amadurecimento da nossa equipe, pois é a primeira vez que vamos participar nesta modalidade, em uma competição presencial de alto nível. Nossos estudantes estão focados nesta experiência de grande reconhecimento internacional para a robótica educacional", afirma ele.

Serão três dias de muita tecnologia, ciência, engenharia e troca cultural entre crianças e adolescentes de 9 a 19 anos de idade. O evento é aberto ao público, no Píer de Mauá, e com entrada gratuita. Além de assistirem às competições, os visitantes poderão participar de atividades experimentais no Espaço Acesse para criar brinquedos e vivenciar arte, ciência e tecnologia na prática e de forma lúdica.

Conheça a Equipe ALL MIGHT - do Ceará

Acompanhada pelo professor João Eduardo Coelho Duarte (SESI) e mentorada por Chagas Júnior (SENAI), nossa equipe é formada por:

  • Emanuel Ferreira - Leader of technical areas
  • Pedro Henrique de Melo Soares - Leader of marketing and design
  • Mayanne Primo - Marketing and Design
  • João Gabriel Maciel - Pilot and support engineer
  • Augusto Nascimento - Titular pilot and support programmer
  • Gabriel Braga - Head of programing
  • Eduarda Costa - Head of engineering

O estudante Pedro Henrique diz que a equipe vai levar um pedaço da nossa identidade regional para o torneio: “A robótica é uma oportunidade única, em que nós temos acesso a diversas práticas e ferramentas que só teríamos contato em um ensino superior. Estamos bem ansiosos pela possibilidade de fazer networking com pessoas do mundo inteiro e gratos com o voto de confiança que nos deram. Queremos levar um pouco da cultura cearense para o mundo, mostrar que o nosso Nordeste é uma potência na área de educação tecnológica!”, diz, animado.

Participação de equipes dos 5 continentes

Das 90 equipes que competirão pelo FLL, 58 são de 36 países diferentes: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes, Escócia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Alemanha, Grécia, Honduras, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Japão, México, Macedônia do Norte, Marrocos, Nigéria, Noruega, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Uruguai.

Do Brasil, as equipes são originárias de 18 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santos, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Robótica foca no desenvolvimento dos estudantes

A robótica é uma atividade educacional baseada na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática). Trata-se de uma forma prática e interdisciplinar de ensino, com impacto positivo no desenvolvimento escolar e interpessoal dos estudantes. Além de ser um contato inicial com programação, engenharia e pesquisa, conforme os estudantes avançam nas modalidades, eles vivenciam desafios de gestão e de trabalho com a comunidade, por meio de ações sociais.

Saiba mais sobre o Festival Internacional SESI de Robótica 2022, Clicando AQUI.
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright