telefone(85) 4009.6300

O SENAI Ceará conta com um acompanhamento focado na trajetória profissional dos seus alunos, atuando com indicadores de preferência das empresas pelos alunos do SENAI e de taxas de ocupação desses alunos no mercado de trabalho.

Entre o ano de 2018 e 2020, a taxa de ocupação de egressos no mercado de trabalho foi de 80,5% de alunos de cursos técnicos do SENAI Ceará. Já para os alunos de aprendizagem industrial, foram 83,4% inseridos no mercado de trabalho, após o curso no SENAI.

Com essa ação, o SENAI amplia suas ferramentas de gestão no sentido de disponibilizar informações que possibilitem um direcionamento cada vez mais assertivo nas decisões e na oferta de uma Educação Profissional de excelência.

Taxa de incremento da renda dos egressos do SENAI

Aprendizagem Industrial Qualificação Técnico
103,1% 8,3%  10,3%

Nota média de satisfação dos egressos com o SENAI

Aprendizagem Industrial Qualificação Técnico
9,4 8,9 8,4

Taxa de preferência das empresas por contratação de egressos do SENAI

Aprendizagem Industrial Qualificação Técnico
100% 94% 100%

Nota média de satisfação das empresas com os egressos do SENAI

Aprendizagem Industrial Qualificação Técnico
8,5 8,8 8,6

Fonte: Pesquisa de Acompanhamento de Egressos. Painel 2018 - 2020. SENAI – Departamento Nacional. Brasília, 2020.

SENAI & IEL de oportunidades

O SENAI & IEL de Oportunidades é uma iniciativa do SENAI Departamento Regional do Ceará em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará e tem como objetivo a inserção no mercado de trabalho dos profissionais formados pelo SENAI Ceará. Essa iniciativa permite o direcionamento de alunos e egressos do SENAI às oportunidades de emprego em empresas parceiras e oportunidades de estágio pro meio do IEL Ceará.

O SENAI Ceará recebe constantes demandas de alunos em busca de estágio, de egressos em busca de oportunidades de emprego e de empresas em busca de profissionais capacitados.
O objetivo do Projeto SENAI de Oportunidades é ampliar o relacionamento dos alunos e egressos do SENAI com a indústria, seja por meio do estágio ou do emprego.

Esses domínios paralelos, que perpassam pelo SENAI, colocam a Instituição no papel principal de intermediadora dessa relação empresa x profissional. Considerando esse cenário, o SENAI lança o projeto SENAI de Oportunidades, para aproximar aluno, egresso e indústria cearense.

Cadastre-se aqui.

O encaminhamento profissional dos alunos do SENAI Ceará, por intermédio da plataforma SENAI & IEL de Oportunidades, ocorre de forma prática:

  1. A empresa realiza o cadastro e formaliza a parceria com o programa;
  2. Em seguida, a empresa anuncia um processo seletivo (formulário).
  3. O SENAI Ceará encaminha os profissionais com aderência ao processo seletivo anunciado (formulário).

Parceria com o IEL Ceará

No âmbito do SENAI & IEL de Oportunidades, a cooperação entre o SENAI Ceará e o IEL Ceará, ocorre com articulações e capacitações, direcionadas ao estágio profissional.

Com iniciativas voltadas para o desenvolvimento de atitudes e competências essenciais para a vida profissional, o IEL Ceará potencializa os alunos do SENAI Ceará para o mercado de trabalho.

Por meio de palestras, cursos, treinamentos, webinar e workshop, o IEL Ceará, prepara os alunos do SENAI Ceará, com orientações para: postura profissional; elaboração de currículo; recolocação profissional; entrevista de emprego; marketing pessoal; entre outros temas pertinentes à vida profissional.

O "Indústria de Talentos", e também o "Potencializar Carreiras", são exemplos de iniciativas do IEL Ceará, disponibilizadas aos alunos inscritos no SENAI & IEL de Oportunidades.

Para as empresas parceiras do SENAI & IEL de Oportunidades, é ofertado pelo IEL Ceará a infraestrutura e expertise da instituição para assessoria no processo de recrutamento, seleção e formalização do estágio profissional. Todos os estagiários contratados por meio do IEL Ceará, são beneficiados pelo programa ‘Integrar IEL’, que contempla o treinamento do estagiário logo no inicio de suas atividades na empresa, recebendo ao final da capacitação um manual com informações e dicas comportamentais para a carreira profissional.

O IEL Ceará complementa a formação acadêmica, ensinando postura e comportamento dentro da empresa, atendimento ao cliente com excelência, respeito a hierarquias, a importância da comunicação, entre outros temas que são abordados nas palestras e treinamentos.

Sincronia com o ‘Contrate.me’

O projeto SENAI & IEL de Oportunidades é ampliado, em nível nacional, por meio do Contrate.me, plataforma de encaminhamento profissional operacionalizado pelo SENAI Departamento Nacional.

Considerando a operação simultânea das plataformas, o SENAI & IEL de Oportunidades apresenta em sua comunicação visual, a orientação para os alunos e egressos realizarem o cadastro dos seus respectivos perfis profissionais nas duas plataformas: multiplicando as oportunidades de estágio ou emprego!

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright