7 estratégias para melhorar os resultados da sua pequena empresa sem gastar todo o orçamento!
Muitas empresas enfrentam desafios constantes para se manterem competitivas e sustentáveis
Microempreendedores, empresas de pequeno porte e empreendedores desempenham um papel fundamental na economia global. No entanto, muitas enfrentam desafios constantes para se manterem competitivas e sustentáveis.
- O que é um EPP?
De acordo com o SEBRAE, a sigla EPP é uma abreviação para Empresa de Pequeno Porte e para se enquadrar nesse grupo, a empresa precisa ter o faturamento anual de R$360 mil a R$4,8 milhões. Além disso, EPPs que possuem comércio ou serviços devem ter entre 10 a 49 funcionários e as de indústria ou construção precisam ter de 20 a 99 funcionários.
Confira alguns dos desafios mais comuns das EPPs incluem Recursos limitados: pode haver dificuldade em investir ou captar recursos. |
Para empresas de todos os portes, a busca pela melhoria de desempenho é uma necessidade constante. Porém, para as de pequeno porte, o cenário é ainda mais delicado, considerando a necessidade de expansão, destaque e crescimento e os fatores mencionados acima.
Neste texto, exploraremos estratégias complementares que podem ajudar organizações a alcançar seus objetivos.
1. Capacitação da equipe
Investir na capacitação e treinamento da equipe é uma estratégia poderosa para melhorar o desempenho. Funcionários bem treinados tendem a ser mais produtivos, engajados e aptos a enfrentar desafios. Além disso, um ambiente de aprendizado contínuo fomenta a inovação e a melhoria constante, e ainda gera o senso de reconhecimento, contribuindo para a imagem da empresa como um bom lugar para se trabalhar.
A capacitação pode até mesmo favorecer promoções e oportunidades, transformando seus funcionários de confiança em líderes excepcionais.
2. Foco na qualidade e no atendimento ao cliente
A busca pela excelência na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos é essencial. Clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e recomendar a empresa a outras pessoas. Investir em atendimento ao cliente, ouvir feedbacks e realizar melhorias com base nesses comentários é uma estratégia sólida para conquistar e manter a fidelidade dos clientes.
Para atender a esse passo, converse com clientes, pergunte nas mídias sociais ou aposte em pesquisas de mercado.
3. Networking e parcerias estratégicas
Construir relacionamentos sólidos com outros negócios e profissionais do setor pode abrir portas para oportunidades valiosas. Colaborações de marketing, compartilhamento de recursos e a expansão do alcance de mercado podem nascer dessas conexões inteligentes. O networking também pode fornecer insights valiosos e conhecimento sobre as melhores práticas do setor.
4. Investimento em tecnologia
A adoção de tecnologia adequada pode ser um grande diferencial para empresas de pequeno porte. Isso inclui a implementação de sistemas de gestão empresarial (ERP), ferramentas de automação, e-commerce, entre outros. A tecnologia otimiza processos internos e melhora a experiência do cliente e aumenta a eficiência operacional.
5. Análise de dados e tomada de decisão baseada em dados
A coleta e análise de dados são fundamentais para tomar decisões informadas. Ferramentas de análise de dados podem ajudar a identificar tendências, oportunidades de crescimento e áreas que necessitam de melhorias. A tomada de decisão baseada em dados minimiza riscos e maximiza o retorno sobre investimento, poupando o seu dinheiro ao garantir que ele seja investido de maneira correta.
6. Estratégias de marketing digital
O marketing digital oferece uma série de oportunidades acessíveis para empresas de pequeno porte. Isso inclui o uso eficaz das mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO (otimização de mecanismos de busca) e publicidade online. Uma presença sólida na internet pode aumentar a visibilidade da empresa e atrair um público mais amplo. Lembre-se do ditado típico: quem não é visto, não é lembrado.
7. Aproveitamento de consultorias
As consultorias desempenham um papel vital na superação de desafios. Elas oferecem expertise externa, experiência e conhecimento especializado para ajudar as empresas a melhorar seus processos, estratégias e resultados. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as consultorias podem ser benéficas para empresas de pequeno porte:
Visão externa e especializada
Melhorias em operações, processos e sistemas
Treinamento e desenvolvimento para funcionários
Apoio na implementação de mudanças
Você sabia que o SENAI Ceará entrega o melhor em consultorias?
Uma das melhores opções para empresas de pequeno porte em busca de consultoria é o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) do SENAI Ceará. Oferecemos uma gama de serviços especializados que podem ser cruciais para o sucesso empresarial.
Além disso, o IST do SENAI Ceará possui uma parceria com o Sebraetec, que oferece subsídios de até 80% para o valor dos serviços de consultoria. Isso torna a consultoria mais acessível para as empresas de pequeno porte.
As consultorias oferecidas pelo IST do SENAI Ceará são nas áreas de processo produtivo e normas técnicas e todas se enquadram dentro do programa Sebraetec. Veja algumas das opções:
- Adequação das Instalações Elétricas à Norma NR 10
- Administração de Estoque
- Análise de Custos Industriais e Formação do Preço de Venda
- Análise e Melhoria de Métodos e Processos
- Assessoria e Consultoria em Meio Ambiente
- Consultoria de Adequação para Certificação de Produtos
- Consultoria para Registro de Patente
- Gestão e Controle de Qualidade no Processo
- Implantação da ISO 9001
- Implantação das Boas Práticas de Fabricação - BPF
- Inserção Digital - Desenvolvimento de Website
- Organização do Setor de Criação
- Otimização da Cadeia de Suprimentos
- Planejamento e Controle da Produção
- Design de Produtos e Componentes Industriais
- Elaboração de Rotulagem Nutricional
- Prototipagem
Quem pode contar com subsídio de até 80% do Sebraetec com o SENAI?
Todos os pequenos negócios, desde que faturem até R$ 4,8 milhões por ano:
- Empresas de Pequeno Porte;
- Microempresas;
- Microempreendedores Individuais;
- Produtores rurais que tenham inscrição estadual de produtor, Número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF), declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); ou Registro de Pescador.
- Pessoas físicas registradas no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro) e que tenham a Carteira Nacional do Artesão ou Carteira Nacional de Trabalhador Manual.
Ao aproveitar essas oportunidades, as empresas podem superar desafios, impulsionar sua competitividade e alcançar o sucesso sustentável.